terça-feira, 15 de dezembro de 2009

TIPOS DE APARELHOS

Aparelhos Removíveis




Os aparelhos removíveis são muito utilizados em crianças de forma preventiva a fim de evitar que as má-oclusões se instalem, para pequenas movimentações dentárias e como auxiliares na remoção de hábitos bucais prejudiciais, tais como a sucção de dedo ou interposição lingual.



Aparelhos Fixos

  • Metálico




O aparelho fixo metálico é o aparelho convencional, o mais utilizado desde o advento da ortodontia moderna. É um aparelho bastante resistente, constituído por 3 elementos básicos: 1-bráquetes (pequenas pecas metálicas coladas em cada dente); 2-fio metálico inserido nos bráquetes ; 3-elásticos (borrachinhas coloridas ou transparentes) para manter o fio metálico preso aos bráquetes. As borrachinhas são trocadas a cada sessão e os fios são trocados de acordo com as necessidades do tratamento. Já os braquetes permanecem colados aos dentes ate o final do tratamento.

  • Estético

O aparelho estético foi desenvolvido nos últimos anos a fim de atender às necessidades de um mercado cada vez mais exigente com relação a aparência e discrição. É o aparelho mais utilizado pelas celebridades e vem sendo cada dia mais solicitado por pacientes adultos que precisam de tratamento, mas por motivos pessoais ou profissionais não desejam a aparência de um "sorriso metálico" que pode ser visto à distancia.
É constituído pelos mesmos elementos de um aparelho metálico convencional, entretanto o material utilizado na sua confecção (que pode ser cerâmica ou safira) é um material translúcido e transparente, bastante discreto.

  • Aparelho Auto-ligável

A mais nova tecnologia em aparelhos ortodonticos fixos.
Os aparelhos auto-ligáveis foram desenvolvidos recentemente e vem sendo utilizados com sucesso em todo o mundo, reduzindo significativamente o tempo do tratamento.

Este sistema dispensa o uso de borrachinhas para prender o arco (fio) no bráquete, pois os bráquetes dos autoligáveis já vêm com um dispositivo que abre e fecha e, assim, prende o fio metálico.

Esta tecnologia é o que há de mais atual na Ortodontia e deve ser cada vez mais usada. Proporciona uma força mais continua para a movimentação dentaria mantendo o aparelho ativado durante mais tempo. Proporciona com isto menos visitas ao consultório, podendo ocorrer a cada dois meses aproximadamente, além de diminuir o tempo necessário para o tratamento.



Nenhum comentário: